sexta-feira, 22 de julho de 2011

Continua Oficina 5 TP 3


Oficina 5


            Atividade relacionada ao texto “Poema tirado de uma notícia de jornal”.

1. Atividade de leitura:
            Realizar comentários sobre a realidade social (em círculo).
            Solicitar que cada aluno traga de casa uma notícia atual que chamou sua atenção.
            Na aula seguinte, realizar uma exposição das notícias, onde cada aluno irá escolher uma e propor a leitura e o debate entre os alunos.

2. Distribuir o texto “Poema tirado de uma notícia de jornal” e ler com os alunos o texto interpretando-o oralmente.

Poema Tirado de uma Notícia de Jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
3- Dividir a sala em grupos para a produção de texto a partir do poema:
a) levantar hipóteses: Qual foi o motivo da morte de João Gostoso?
b) notícia
c) narração
d) paródia
e) artigo jornalístico

4. Apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos.

Alunas: Érika, Helenara, Lívia, Márcia, Tatiane e Maura.



Relatório da Professora Maura TP 3

Aluna cursista: Maura de Oliveira Lima de Freitas

Relatório de atividades do Gestar II - TP3 Biografia

 Esta semana, como proposto pelo TP3, foram produzidas biografias. A aula foi iniciada com a leitura da biografia de Drummond, depois os alunos pesquisaram a biografia de outros famosos e em sala fizemos à leitura de vários, entre eles foram escolhidos: Xuxa, Beto Carreiro, Roberto Carlos, etc.
  No quadro nós fomos destacando as informações relevantes das biografias, como: dados pessoais, família, escolaridade, trabalhos realizados, e, em alguns casos data de morte e causa da mesma. Depois de perceberem as informações que esse tipo de texto traz, propus aos alunos que escrevessem uma autobiografia, mas em terceira pessoa, contando fatos marcantes de suas vidas. Essa aula teve como objetivos: colocar em prática a teoria da narrativa e reconhecer outro gênero textual, a biografia.
  Observei que os alunos, mesmo estimulados, não saíram das informações observadas na biografia de Drummond. Mesmo assim, os textos redigidos serviram para mostrar que os objetivos foram alcançados, a teoria foi assimilada e o gênero compreendido. A partir dessa aula, será feito um estudo mais aprofundado sobre esse gênero, como pesquisas das variações temáticas e lingüísticas que se encontram nas biografias.
Discutindo a função de imagem nos anúncios (Unid. 9 Aula 4 )
            Os alunos receberam as cópias dos anúncios e pedi que em trios respondessem as questões referentes a esse texto, após a conclusão discutimos as respostas dadas por eles. Em seguida eles produziram textos publicitários ou propaganda com o tema violência.
            A turma gostou da atividade demonstrando muito interesse, ficou claro o que é um texto publicitário, suas marcas e sua finalidade comunicativa.
            As imagens em preto e branco contradizem a algumas questões.


Relatório da Professora Erika TP 3

  O trabalho desenvolvido com o Gestar II está abrindo horizontes para o meu trabalho com escrita e produção textual, a começar pela análise do que é gênero textual.
  Trabalhar com livros paradidáticos já é uma prática desenvolvida no meu planejamento, mas, um olhar voltado para a biografia dos autores atuais e de grandes escritores que fizeram parte da nossa literatura como é proposto pelo curso, foi uma novidade muito prazerosa, participativa e com isso obtive resultados bem satisfatórios.
  Os alunos nas suas leituras mensais não se preocupavam muito com a biografia, saber quem foi ou quem é a pessoa por trás de uma narrativa de um conto ou crônica. Eles também perceberam autores de uma vida simples bucólica, rica ou pobre, exilados ou livres, amados ou amantes. Mas, todos com uma grande vontade de expor ideias, falas, sentimentos,paixões, desilusões,opiniões, enfim contar um pouco de suas vidas ou do mundo que os cercam.
  A turma do 9º ano leu a biografia de Carlos Drummond e de outros autores, analisaram os textos, identificaram as informações que constituem um texto biográfico, e por fim elaboraram sua própria biografia na 1ª e 3ª pessoa.
  Contudo no início eles não se interessaram muito sobre o assunto, mas após as primeiras biografias lidas e discutidas o interesse foi crescendo e a escrita da sua, fechou o assunto com bastante interesse e proveito.