terça-feira, 8 de março de 2011

MEMORIAL DE LEITOR

 








 QUEM SOU EU...






“O homem que pensa no futuro, não esquece os deveres presentes.”

“A nossa maior responsabilidade é amar, pois somos imensamente amados por Deus”.




“A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança ou lamentalvemente, da permanência do hoje.”
Paulo Freire


Meu nome é Maria Cristina de Morais Rezende. Nasci em Rubiataba-Estado de Goiás, em 1966. Minha família é de mineiro e goiano, tenho três irmãos. Eu sou a mais velha.  Ministro aulas de Língua Portuguesa no 8° ano “A”, “B” “C” e 9º ano “A”,”B”, no período matutino na rede estadual e no vespertino na rede municipal onde dou aula de Língua Portuguesa para 6º e 7º ano.  
Atuo como professora na Rede Municipal há doze anos e na Rede Estadual, esse ano completará quatro anos como efetiva.
Sou pedagoga, pós-graduada em Educação Especial, Psicopedagogia e Educação Inclusiva e cursando a graduação Letras-Literatura (que concluirei este ano de 2011), curso de Extensão “TV na Escola e os Desafios de Hoje”, PCNS, Formação Continuada, curso “Uso Integrado das Tecnologias no Contexto Educacional”. Participo de trabalhos coletivos, hora-atividade e outras atividades inerentes as unidades escolares as quais citei anteriormente.
Tenho por objetivo apresentar neste memorial minha trajetória desde o início de vida escolar e até hoje como professora há (25) vinte e cinco anos.
Sempre tive gosto e amor pela minha profissão, pois amo o que faço e busco alcançar meus objetivos a cada dia.
Preocupo muito com minha carreira profissional fazendo formação continuada, lendo atualidades sobre educação. Vejo que hoje preciso estar sempre atualizada e preparada para uma educação de qualidade.
O meu primeiro contato com a escrita foi em uma casa fazendo o Jardim de Infância, lá comecei a ter o gosto de ler e sair sempre com notas altas. Quando terminei meu primário foi o máximo já sabia o quanto precisaria estudar para ser alguém na vida. Fiz da 5ª a 8ª séries em um Colégio Estadual, onde tive bons e péssimos educadores. A professora que marcou foi a de Língua Portuguesa a qual devo muito o incentivo à leitura.
Optei em fazer o Magistério porque minha mãe era professora e me incentivou na carreira. Nunca esqueci da minha professora de Didática: Dona Ercília Ficher Alves de Santana, a qual espelhei minha carreira, ela com sua educação, amor ao ensinar me passou um gosto para ser uma grande educadora assim como ela foi.
Depois de alguns problemas não gostava mais de ler, mas quando conheci minha colega de Faculdade, Helena de Fátima Araújo, a mesma orientou-me como era grande a necessidade de leitura para meu futuro, pois até então só gostava quando fazia o primário e o ginásio. Comecei a ler romance como O Cortiço, Iracema, Senhora, A Moreninha e outros.
Depois que terminei o curso de Pedagogia, fiz Pós-graduações, senti a necessidade de fazer a Faculdade de Letras-Literatura à Distância (concluo este ano-abril-2011), pois sempre dei aula de Língua Portuguesa com a maior facilidade, ganhei juntamente com meus alunos prêmios de Redação e outros. Gosto muito de produzir textos e passo este gosto para meus alunos e é muito bom ver o resultado no fim de cada ano letivo.
Hoje estou fazendo o que gosto e participando como formadora do Gestar II que será um grande desafio para mim, ou melhor, a todas as minhas cursistas.
Trabalho com projetos de leitura nas escolas em que atuo como educadora e é muito gratificante. O ano passado participei com meus alunos da Olimpíada de Língua Portuguesa. 
O nosso objetivo é desenvolver nos alunos as competências e habilidades exigidas pelo mundo atual. Promover um ambiente de paz e educação de qualidade. Cumprindo esta meta, dentro das minhas possibilidades procuro cumprir o meu papel de educadora.
O importante não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de amor, confiança e respeito. Assim tornará mais fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz e vencer cada obstáculo sem angústia e sofrimento e medo de errar, sobrepondo gradativamente, o sucesso, o crescimento individual e coletivo.
Iniciamos um caminho juntos. Confiamos na força de todos para buscar a melhoria da qualidade da educação em nossa escola. O tempo e a persistência são dois sábios companheiros.
Nosso objetivo é também integrar os alunos ao meio social. É desenvolver neles o conhecimento mútuo e a participação em grupo, adquirindo hábitos de relações interpessoais. Desenvolvemos a comunicação verbal e não-verbal. Avaliamos nossa proposta de trabalho, o desenvolvimento de cada aluno de acordo com sua participação e responsabilidade perante seu comportamento e execução das atividades do dia a dia. Com a convivência temos a oportunidade de compartilhar experiências. Conhecemos a individualidade de cada um. Ajudando o aluno a se identificar como ser humano – um ser inteligente, criativo e sensível.
Escola não serve apenas para repassar a enorme bagagem de conhecimento, de informação, de atividades pedagógicas, dinâmicas e convivência numa etapa tão privilegiada da vida. Escola tem que ser, sobretudo, o lugar para criar uma concepção de mundo e da vida. Educar para o sentido da vida e mostrar o caminho da realização do ser humano. É o lugar para se perguntar: Qual a medida daquilo que é bom? Qual o modelo? O que é válido? Que esperança é para a humanidade uma escola que se preocupa com valores éticos, estéticos e sagrados!
É preciso ensinar o bom, o belo e o sadio. À vontade, o sonho, a busca de valores, melhora muito se desejamos e experimentamos com qualidade.
A prática pedagógica é um eixo de reflexão e um projeto de autonomia, liberdade, responsabilidade, na conduta cotidiana dos profissionais da educação. 
Como professora de Língua Portuguesa minhas aulas são com bastante lucidez e solidariedade para quem necessite de mais atenção, como alunos e colegas de trabalho em situação difícil. Creio que contribuo na maneira como ministro minhas aulas, pois a meta é sempre dar um passo significativo para fortalecer e aprimorar a nossa educação que a cada dia exige mais de nós educadores que queremos realmente seguir esse ofício que é ensinar com amor e respeito cada aluno, incluindo todos numa educação que é para todos.
Os critérios para seleção de conteúdos obedecem aos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Matrizes Curriculares de competências e habilidades propostas pela Secretaria da Educação de Estado de Goiás. Sendo que há uma flexibilidade na escolha e administração dos conteúdos, dependendo da necessidade de cada turma. Sendo assim procuro ser uma funcionária responsável pelo desenvolvimento das atividades da minha função.
Elaborei meu plano anual de atuação juntamente com a equipe gestora e de acordo com o calendário escolar. Desenvolvo atividades junto à coordenação pedagógica e ao corpo docente da escola como: concursos de redações, organização do festival de música, participação nos eventos da unidade escolar. Planejo horário para organizar meus planos de aula juntamente com a professora de outro período e nesse momento fazendo o Gestar II acontecer para ficar na memória de cada educador e educando.
Meu cotidiano profissional é avaliado por mim nos seguintes critérios: sou presente, sou frequente no cumprimento de minhas funções e das tarefas inerentes ao meu cargo de professora. Participo das reuniões de pais e professores, conselho de classe e outras reuniões administrativas. Participo do trabalho coletivo, das palestras, cursos, capacitações e atualizações pedagógicas promovidas pela Unidade Escolar e SRE. Cumpro com responsabilidade a carga horária, as horas atividades, procurando obter credibilidade dos alunos, da comunidade escolar. Cumpro com minhas obrigações, seguindo os horários e prazos determinados. Compareço no meu ambiente de trabalho para exercer minhas atividades, chegando e saindo no horário determinado.
Respeito e cumpro os horários determinados para reuniões, eventos e festividades realizados na Unidade Escolar. Começo e termino as aulas pontualmente, não dispenso os alunos antes do término da aula. Corrijo todas as avaliações e trabalhos escolares de meus alunos, atribuindo a cada um a sua nota, especifico o critério  adotado em cada momento e divulgo os resultados obtidos no prazo estipulado. Participo do planejamento das ações de melhoria da Unidade Escolar, das aulas, dos encontros pedagógicos, dos estudos de formação e das atividades coletivas, conforme estabelecido no calendário escolar e nas orientações da Secretaria de Estado da Educação. Planejo no início do ano letivo como será trabalhada minha disciplina durante o ano, informando aos alunos sobre meu plano de trabalho.
Meu plano de curso (anual) contém as informações necessárias sobre a matéria, como ensiná-la e como avaliá-la. Disponho de um plano de aula pronto para cada aula, quando entro em sala para trabalhar considero as habilidades e competências que se pretende desenvolver. Procuro manifestar minha competência referente ao domínio de conhecimento do meu campo de trabalho. Avalio com frequência a produtividade do trabalho desenvolvido em ações colaborativas que enriquecem o meu grupo de trabalho. Relaciono o conteúdo das disciplinas que leciono com outras áreas de conhecimento (principalmente Português – Leitura/Escrita), favorecendo a interdisciplinaridade. Estou sempre procurando práticas inovadoras, ao uso de tecnologias e outros recursos que venham inovar meus trabalhos desenvolvidos. Tento estimular a curiosidade e o interesse dos alunos, relacionando o conteúdo com coisas relevantes do dia a dia dos alunos.
Mantenho relacionamento cooperativo de trabalho com meus colegas e demais membros da comunidade escolar. Gosto de trocar ideias e experiências reconhecendo e respeitando as diversidades. Desenvolvo uma relação de harmonia e respeito para com os alunos, pais e colegas de trabalho. Faço elogios e críticas construtivas aos alunos em sala de aula, com o intuito de promover sua auto-estima e facilitar a aprendizagem. Observo e procuro cumprir as normas, decisões dos meus superiores. Contribuo para o bom andamento do meu trabalho.
Indico para os educadores a leitura da revista Nova Escola, Veja, livros de ficção como A Cabana, O Caçador de Pipas, A Menina que Roubava Livros, Auto-ajuda: O Monge e o Executivo; adoro livros de Augusto Cury como Pais Brilhantes, Professores fascinantes, Vendedor de Sonhos, Mestre da Vida e outros.

“EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA E COLHER COM PACIÊNCIA”.    Augusto Cury
 
 
                                                      COISAS QUE APRENDI


Aprendi que não importa quão boa seja uma
pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando,
e você precisa perdoá-la por isso.

Aprendi que levam muitos anos para se
adquirir confiança, e apenas poucos
segundos para destruí-la.


Aprendi que em apenas um instante você
pode fazer coisas das quais você se
arrependerá pela vida inteira.
[

Aprendi que o importante não é o que
você tem na vida, mas sim
Quem
você tem na vida.

Aprendi que as pessoas com quem você
mais se importa na vida são tomadas
de você  muito depressa.

Aprendi que algumas vezes, a pessoa que
você espera que o chute quando você
cai, é uma das poucas pessoas que
lhe ajudam a levantar-se.

Aprendi que quando estou com raiva, tenho o
direito de estar com raiva, mas isto não me
dá o direito de ser cruel com as pessoas.

Aprendi que nem sempre é suficiente ser
perdoado por alguém, algumas vezes
você tem que aprender a perdoar
a si mesmo.

Aprendi que não importa em quantos
pedaços seu coração foi partido, o
mundo não vai parar para que
você o conserte.

Aprendi que devemos sempre deixar as
pessoas que amamos com palavras
amorosas, pois pode ser a última
vez que vamos vê-la.

Temos só uma vida para viver e ela
é sempre muito mais curta do que
imaginamos. Cada momento é
muito, muito importante!

(William Shakespeare)




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