Sequência Didática sobre o filme: VIDA MARIA
- Objetivos:
· Identificar características da Literatura de Cordel.
· Conhecer e relacionar poemas e autores da literatura de cordel.
· Produzir poesias de cordel.
- Conteúdos:
· Literatura de Cordel.
· Produção textual.
· Expressão oral.
- Público-alvo: 9º anos.
- Tempo estimado: uma semana: 5h/a.
- Desenvolvimento:
· Primeira aula o aluno irá até o laboratório de informática e pesquisar sobre a Literatura de Cordel; ler poesias do gênero.
· Segunda aula os alunos assistirão o filme: ”Vida Maria”; depois cada grupo (2 elementos) irão copiar uma poesia de Cordel no Lie e em seguida fazer uma análise sobre a Literatura de Cordel e seus autores.
· Terceira aula o professor levará para a sala de aula um trecho da poesia de Patativa do Assaré e a turma irá analisar oralmente e por escrito a narrativa em forma de poesia.
· Quarta aula confecção da poesia (em dupla); ilustrá-la grafitando apenas com o lápis preto.
· Quinta aula exposição das poesias em cordão no mural da escola e em seguida as considerações dos alunos e professores ao gênero poesia de cordel.
- Avaliação:
· Oralidade / ritmo.
· Produção textual (escrita).
· Criatividade.
· Argumentação.
7 . Referência Bibliográfica: Internet-google www.literatura de cordel.
Componentes: Jorge Rocha
Maria Cristina
Lucimar Farias
Cláudia Gardênia
Gilmione Andrade
Maria Cristina
Lucimar Farias
Cláudia Gardênia
Gilmione Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário