terça-feira, 8 de março de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO FILME: VIDA MARIA



Sequência Didática sobre o filme: VIDA MARIA


  1. Objetivos:
·        Identificar características da Literatura de Cordel.
·        Conhecer e relacionar poemas e autores da literatura de cordel.
·        Produzir poesias de cordel.


  1. Conteúdos:
·        Literatura de Cordel.
·        Produção textual.
·        Expressão oral.

  1. Público-alvo: 9º anos.
  2. Tempo estimado: uma semana: 5h/a.
  3. Desenvolvimento:
·        Primeira aula o aluno irá até o laboratório de informática e pesquisar sobre a Literatura de Cordel; ler poesias do gênero.
·        Segunda aula os alunos assistirão o filme: ”Vida Maria”; depois cada grupo (2 elementos) irão copiar uma poesia de Cordel no Lie e em seguida fazer uma análise sobre a Literatura de Cordel e seus autores.
·        Terceira aula o professor levará para a sala de aula um trecho da poesia de Patativa do Assaré e a turma irá analisar oralmente e por escrito a narrativa em forma de poesia.
·        Quarta aula confecção da poesia (em dupla); ilustrá-la grafitando apenas com o lápis preto.
·        Quinta aula exposição das poesias em cordão no mural da escola e em seguida as considerações dos alunos e professores ao gênero poesia de cordel.
  1. Avaliação:
·        Oralidade / ritmo.
·        Produção textual (escrita).
·        Criatividade.
·        Argumentação.

      7 .  Referência Bibliográfica: Internet-google www.literatura de cordel.

   Componentes: Jorge Rocha
                             Maria Cristina
                              Lucimar Farias
                               Cláudia Gardênia
                               Gilmione Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário