sexta-feira, 22 de julho de 2011

Relatório da Professora Maura TP 3

Aluna cursista: Maura de Oliveira Lima de Freitas

Relatório de atividades do Gestar II - TP3 Biografia

 Esta semana, como proposto pelo TP3, foram produzidas biografias. A aula foi iniciada com a leitura da biografia de Drummond, depois os alunos pesquisaram a biografia de outros famosos e em sala fizemos à leitura de vários, entre eles foram escolhidos: Xuxa, Beto Carreiro, Roberto Carlos, etc.
  No quadro nós fomos destacando as informações relevantes das biografias, como: dados pessoais, família, escolaridade, trabalhos realizados, e, em alguns casos data de morte e causa da mesma. Depois de perceberem as informações que esse tipo de texto traz, propus aos alunos que escrevessem uma autobiografia, mas em terceira pessoa, contando fatos marcantes de suas vidas. Essa aula teve como objetivos: colocar em prática a teoria da narrativa e reconhecer outro gênero textual, a biografia.
  Observei que os alunos, mesmo estimulados, não saíram das informações observadas na biografia de Drummond. Mesmo assim, os textos redigidos serviram para mostrar que os objetivos foram alcançados, a teoria foi assimilada e o gênero compreendido. A partir dessa aula, será feito um estudo mais aprofundado sobre esse gênero, como pesquisas das variações temáticas e lingüísticas que se encontram nas biografias.
Discutindo a função de imagem nos anúncios (Unid. 9 Aula 4 )
            Os alunos receberam as cópias dos anúncios e pedi que em trios respondessem as questões referentes a esse texto, após a conclusão discutimos as respostas dadas por eles. Em seguida eles produziram textos publicitários ou propaganda com o tema violência.
            A turma gostou da atividade demonstrando muito interesse, ficou claro o que é um texto publicitário, suas marcas e sua finalidade comunicativa.
            As imagens em preto e branco contradizem a algumas questões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário