segunda-feira, 9 de maio de 2011

Relatório Professora Juliana


RELATÓRIO CURSO GESTAR

Professora: Juliana Andréia de Andrade Travain

·       TP 3 (Gêneros e tipos textuais) – Lição de Casa 1 e 2 – Avançando na prática das Unidades 9 e 10.

Proposta 1: Ler com os alunos a biografia de Carlos Drummond de Andrade, analisar o texto para que eles identifiquem que tipos de informações constituem um texto biográfico, depois propor que cada um dos alunos elabore sua própria biografia, na terceira pessoa, como foi feita a de Carlos Drummond de Andrade.

         A atividade proposta acima foi aplicada no dia 15 de abril de 2011 nos 6º anos da Escola Municipal Rivaldo Santana Sampaio.
         Eu, professora Juliana, segui a proposta pedida acima com os alunos, li a biografia e expliquei os tipos de informações que constituem um texto biográfico. Em seguida pedi para que cada aluno elaborasse a sua própria biografia, na terceira pessoa, no começo tiveram um pouco de dificuldade, mas quando citei alguns exemplos eles começaram a ter mais idéia e as histórias foram surgindo.
         Percebi que os alunos gostaram muito de contar a sua própria história e em algumas narrações contavam até sobre que profissão gostaria de exercer futuramente, sobre sonhos e famílias. A aula decorreu muito bem, algumas biografias ficaram boas e algumas excelentes, claro que teve muitos erros de português, mas o importante foram eles terem a oportunidade de contarem sobre a própria história.
Finalizamos com alguns alunos contando na frente da sala para seus colegas a sua biografia e eles se sentiram muito importantes.

Proposta 2: Falar e conversar sobre o tema “trabalho”, estimular a elaboração de um texto escrito que focalize o tema.

         A atividade proposta acima foi aplicada no dia 20 de abril de 2011 nos 6º anos da Escola Municipal Rivaldo Santana Sampaio.
         Eu, professora Juliana, expliquei duas definições da palavra trabalho: um provérbio e um verbete de dicionário, li com eles e depois passei um questionário para escrever sobre as diferenças das duas definições apresentadas e qual a importância delas, em seguida após respondida as perguntas, pedi para que elaborassem um texto sobre o que é o trabalho na opinião deles e qual a importância dele para as pessoas, pedi para refletirem se realmente é só o dinheiro que importa no trabalho, o que ele pode transformar nas pessoas e porque pode trazer mais responsabilidades e dignidade.
         Em algumas redações escreveram sobre os tipos de trabalhos e que qualquer trabalho é importante para o ser humano, sustentam muitas famílias e deve ser feito com amor e gostar do que faz.
         Alguns alunos leram suas redações e assim foi finalizada a aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário