segunda-feira, 23 de maio de 2011

Oficina 5 -TP3 Gestar

Planejamento da atividade do TP3 página 193
Sugestão das alunas     cursistas:
Ednalva Maria da silva Valadão
Rosangela Medrado Machado Vieira
Maria Onícia de Oliveira
Juliana Andréia de Andrade Travain
Trabalhando o texto “Bom dia”
1°aula: Conversar com os alunos sobre o que eles pensam sobre a sua vida e os meios de sobrevivência, logo em seguida entregar aos alunos uma folha de chamex com um título estratégico “Vida marvada” e solicitar que cada um reproduza imagens que representa a vida.
2° aula: Entregar aos alunos a letra da música xerocopiada “Vida marvada de Rolando Boldrin” fazer a leitura e em seguida ouvir a música.


Vide, Vida Marvada
Composição : Rolando Boldrin
Corre um boato aqui donde eu móro
Que as mágoas que eu choro são mal ponteadas
Que no capim mascado do meu boi
A baba sempre foi santa e purificada
Diz que eu rumino desde menininho
Fraco e mirradinho a ração da estrada
Vou mastigando o mundo e ruminando
E assim vou tocando essa vida marvada
É que a viola fala alto no meu peito humano
E toda moda é um remédio pros meus desengano
É que a viola fala alto no meu peito, mano
E toda a mágoa é um mistério fora desse plano
Prá todo aqueles que só fala que eu não sei vivê
Chega lá em casa pruma visitinha
Que no verso e no reverso da vida inteirinha
Há de encontrar-me num cateretê
Há de encontrar-me num cateretê
Tem um ditado dito como certo
Que o cavalo esperto não espanta a boiada
E quem refuga o mundo resmungando
Passará berrando essa vida marvada
Cumpadi meu que inveieceu cantando
Diz que ruminando dá pra ser feliz
Por isso eu vagueio ponteando
E assim procurando minha flor-de-liz.



3º aula: Ler a letra da música “Bom dia “ do  disco de Milton e Gil extraído do livro.


Bom Dia
Composição : Gilberto Gil e Nana Caymmi
Madrugou, madrugou
A mancha branca do sol
Acordou o dia
E o dia já levantou
Acorda meu amor,
a usina já tocou
Acorda, é hora
de trabalhar, meu amor
Acorda é hora
o dia veio roubar
Teu sono cansado
É hora de trabalhar
O dia te exige
O suor e o braço
Pra usina do dono
do teu cansaço
Acorda meu amor
é hora de trabalhar
O dia já raiou
é hora de trabalhar
Madrugou, madrugou
A mancha branca do sol
Acordou o dia
E o dia já levantou
Ele sai, ele vai
a usina já tocou
Bom dia, bom dia
até logo, meu amor





4°aula: Interpretação oral/comentários relacionando as letras das músicas, interpretação escrita/estudo dos níveis de linguagens.
Contextualização gramatical: advérbios/tempos verbais/preposições.
5°aula: Atividades que serão desenvolvidas: criar uma paródia a partir da letra da música “Vida marvada” em dupla. (papel chamex)
6°aula: Criar um poema parafraseado usando os verbos no passado e presente, em dupla ilustrando a critério.
7º aula: Apresentação pelas duplas a todos da classe e avaliação dos trabalhos realizados pelo professor regente, em seguida exposição no mural.
Planejamento da atividade do TP3 página 193
Sugestão das alunas  cursistas:
Ednalva Maria da silva Valadão
Rosangela Medrado Machado Vieira
Maria Onícia de Oliveira
Juliana Andréia de Andrade Travain
Trabalhando o texto “bom dia”
1°aula: Conversar com os alunos sobre o que eles pensam sobre a sua via e os meios de sobrevivência, logo em seguida entregar aos alunos uma folha de chamex com um título estratégico “Vida marvada” e solicitar que cada uma reproduza imagens que representa a vida.
2° aula: Entregar aos alunos a letra da música xerocopiada “Vida marvada de Rolando Boldrin”fazer a leitura e em seguida ouvir a música.


Vide, Vida Marvada
Composição : Rolando Boldrin
Corre um boato aqui donde eu móro
Que as mágoas que eu choro são mal ponteadas
Que no capim mascado do meu boi
A baba sempre foi santa e purificada
Diz que eu rumino desde menininho
Fraco e mirradinho a ração da estrada
Vou mastigando o mundo e ruminando
E assim vou tocando essa vida marvada
É que a viola fala alto no meu peito humano
E toda moda é um remédio pros meus desengano
É que a viola fala alto no meu peito, mano
E toda a mágoa é um mistério fora desse plano
Prá todo aqueles que só fala que eu não sei vivê
Chega lá em casa pruma visitinha
Que no verso e no reverso da vida inteirinha
Há de encontrar-me num cateretê
Há de encontrar-me num cateretê
Tem um ditado dito como certo
Que o cavalo esperto não espanta a boiada
E quem refuga o mundo resmungando
Passará berrando essa vida marvada
Cumpadi meu que inveieceu cantando
Diz que ruminando dá pra ser feliz
Por isso eu vagueio ponteando
E assim procurando minha flor-de-liz.



3ª aula:          Estudando a letra da música

1- A letra da música apresenta três  palavras no diminutivo,o que dá para compreender a partir delas?
Como podemos classificá-las segundo as classes de palavras:
2-Qual é o sentido do verbo refugar na letra da música?
3-Repense a cena: o boi rumina o alimento, ou seja,mastiga-o,engole-o,dissolve-o no estomago e
 regurgita-o,fazendo-o voltar para a boca,onde recomeça a mastigá-lo.
a- O que o autor quis dizer com: “o ser humano segue ruminando em sua vida”?
b- Como é o processo de ruminação do ser humano?
c- Qual foi a intenção do autor ao escolher a palavra ruminando, em vez de, por exemplo, pensando?
d- Qual é o dito popular que aparece na letra da música?
4-Em seu ponto de vista, o que o autor quis dizer com o verso “E toda moda é um remédio pros meus desenganos."
5- Você imagina que a música tem alguma utilidade na vida das pessoas?Quais?
6- Existem, no texto, várias palavras e uma construção que não estão de acordo com as normas da língua portuguesa.
a- Aponte dois exemplos:
b- Por que o autor usou essas formas?
c- Reescreva as palavras desconhecidas de seu vocabulário e pesquise-as no dicionário:

4º aula: Ler a letra da música “Bom dia “ do  disco de Milton e Gil extraído do livro.


Bom Dia
Composição : Gilberto Gil e Nana Caymmi
Madrugou, madrugou
A mancha branca do sol
Acordou o dia
E o dia já levantou
Acorda meu amor,
a usina já tocou
Acorda, é hora
de trabalhar, meu amor
Acorda é hora
o dia veio roubar
Teu sono cansado
É hora de trabalhar
O dia te exige
O suor e o braço
Pra usina do dono
do teu cansaço
Acorda meu amor
é hora de trabalhar
O dia já raiou
é hora de trabalhar
Madrugou, madrugou
A mancha branca do sol
Acordou o dia
E o dia já levantou
Ele sai, ele vai
a usina já tocou
Bom dia, bom dia
até logo, meu amor





5°aula: Interpretação oral/comentários relacionando as letras da músicas,interpretação escrita/estudo dos níveis de linguagens.
Contextualização gramatical: advérbios/tempos verbais/preposições.

1-Em seu ponto de vista,com foi o dia descrito no poema?
2-Quem é o eu do poema Como você chegou a essa conclusão? Justifique sua resposta com exemplos do texto.
3-Retire do poema os verbos e classifique-os segundo seus tempos.
a- Os advérbios que aparecem no poema podem ser relacionados como?
4- em relação ao nível de linguagens, como podemos classificar a linguagem usada nesse poema?
a- Circule as preposições presentes no poema.
5°aula: Atividades que serão desenvolvidas:criar uma párodia a partir da letra da música “Vida marvada” em dupla.(papel chamex)
6°aula: criar um poema parafraseado usando os verbos no passado e presente, em dupla ilustrando a critério.
7º aula: Apresentação pelas duplas a todos da classe e avaliação dos trabalhos realizados pelo professor regente,em seguida exposição no mural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário