segunda-feira, 2 de maio de 2011

Terceiro Encontro -28/04/2011 Gestar II











Execução da Oficina 5
Os professores estão muito satisfeitos com o material,pois suas aulas estão mais criativas. Tiveram dificuldades, mas conseguiram seus objetivos.
Percebe-se que nossos alunos ainda não sabem produzir um texto e reconhecer o gênero e tipo de texto.
A atividade proposta foi feita em grupo.

Ano: 9ºano D
Conteúdo: Estudo e produção de anúncios.
Objetivos:
Propor uma observação mais minuciosa das imagens e refletir sobre o contexto verbal inserido no anúncio.
Ajudar os alunos a fazer uso dos conhecimentos prévios, intuitivamente e reconhecer o gênero textual que será estudado.
Compreender o que é anúncio e em que contexto é utilizado;
 Reconhecer os anúncios nos espaços/ suportes acessíveis os diferenciado de propagandas;
 Desenvolver a percepção acerca dos recursos linguísticos e visuais utilizados nos anúncios e o modo pelos quais tais recursos seduzem os interlocutores.

Relatório das atividades sobre anúncio
Ano: 9 ºano D
Professora: Ednalva Maria da Silva
Para introduzir o assunto na classe, primeiro realizei um questionamento sobre o que é um anúncio. Após as inúmeras respostas solicitei aos alunos que observassem a página 149 do livro e realizei com eles a leitura do anúncio e uma conversa informal sobre as imagens e as palavras que compunham o contexto. Em seguida propus a análise do mesmo.
Na segunda aula selecionei anúncios publicitários de diversos meios como jornal, folheto, revista etc... Dando preferência aos anúncios relacionados a produtos e serviços de interesse dos adolescentes.
Organizei um varal de anúncios no rodapé do quadro negro e no fundo da classe para que os alunos pudessem observar, após essa observação questionei sobre as imagens e sobre o contexto escrito.
Solicitei a cada um que escolhesse um anúncio que mais lhe chamou a atenção.
Distribui entre eles questões do tipo:
O que representa esta imagem para você?
Qual é o nível de linguagem inserida nesse anúncio?
 Alguém sabe qual é o tipo de texto usado neste anúncio?
 Onde encontramos este tipo de texto?
 Qual a função, a finalidade de um anúncio?
 O que seu anúncio quer falar aos leitores?
Quais são as estratégias que os anúncios utilizam para apresentar o produto ao consumidor?
 Quais tipos de anúncios vocês mais conhecem?
Alguém já comprou algum produto só porque viu um anúncio na TV?
Temos que comprar tudo que se anuncia? Por quê?
Você já consumiu por impulso, supor que ouviu falar sobre o produto?
Expliquei a diferença entre propaganda, publicidade e anúncio.
Propaganda: seria sem fins lucrativos, como as dos órgãos públicos, que visam sobre tudo divulgar informações, ou desenvolvem campanhas.
Anúncios: divulga artigos de compra, tendo, portanto, fins lucrativos.
Terceira aula: uso de dois anúncios do AAA3 para interpretação escrita.
Quarta aula: organizei a sala em circulo e apresentei aos alunos um vídeo no projetor multimídia sobre o meio ambiente (Eletrobrás Ministério de Minas e Energia.)
Comentamos sobre tudo que pode ser observado, imagem animais e as ações dos seres humanos.
Quinta aula: Aproveitando a sala organizada distribui entre as duplas imagens coladas em chamex e solicitei a eles que realizassem para mim um anúncio bem criativo.
       Em todas as atividades de análise e produção de anúncios pelos alunos foi realizada através da leitura e orientação minha (professora titular). As atividades que cada dupla realizou serão corrigidas, avaliada e organizada em uma pasta que irá compor uma coletânea de trabalhos realizados em cada sala para serem apresentados no Recital Literário da escola. Assim, poderemos juntos melhorar a escrita, o nível de linguagem, ampliar o desenvolvimento da leitura para reconhecer os inúmeros textos injuntivos e evitar os inúmeros erros ortográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário